Gamão/El mundo
Categoria Prata
-
2 a 2
-
30 minutos
-
a partir de 8 anos
Gamão é um clássico jogo de estratégia abstrata que remonta a milhares de anos. Cada jogador tem um conjunto de 15 damas (ou pedras) que devem ser movidas de suas posições iniciais, ao redor e, em seguida, fora do tabuleiro. Os dados são lançados a cada turno, e cada jogador deve decidir qual de suas damas mover com base no resultado do rolo. Os jogadores podem capturar as damas uns dos outros, forçando as damas capturadas a reiniciar sua jornada ao redor do tabuleiro. O vencedor é o primeiro jogador a tirar todas as 15 damas do tabuleiro. Uma adição mais recente ao jogo é o "cubo duplo", que permite aos jogadores aumentar as apostas do jogo. Embora o jogo dependa de dados para determinar o movimento, há um grande grau de estratégia em decidir como fazer os movimentos mais eficazes dado cada rolagem de dados e medir o risco em termos de possíveis rolagens que o oponente pode obter.
A primeira referência conhecida deste jogo se encontra num fantástico livro do século XIII, encomendado pelo rei da Espanha, Alfonso X, chamado “O Sábio”. Personalidade muito erudita, ele mandou trabalhar na cidade de Toledo os sábios e tradutores judeus, cristãos e árabes, sobre diferentes matérias como astronomia, historia, música, entre outros.
Em um livro chamado “O Livro do Xadrez, Dados e Mesas”, este jogo era designado como El Mundo e suas regras eram escritas em prosa. As cores das peças eram relacionadas com as quatro estações do ano: verde para a primavera, vermelho para o verão, preto para o outono e branco para o inverno. Neste jogo da coleção Ludens Planet, a decoração representa a Terra no espaço, cercada dos doze signos do zodíaco que marcam as quatro estações do ano no hemisfério norte.
El Mundo segue as regras básicas do Gamão, mas se diferencia dele pelo fato de que, no início do jogo, as peças são colocadas pela sorte nos dados.